Alimentos que combatem o estresse

segunda-feira, 29 de julho de 2013

/
Nada melhor que começar a semana, falando de alguns truques naturais, 
para melhorar nossa saúde!

Equilibre a dieta e mantenha a cabeça fria.

Muita gente pensa tanto nas calorias na hora de comer que se esquece de que os alimentos têm outras funções fundamentais para estar em dia com a saúde. Pois é, eles podem, por exemplo, ajudar você a controlar o estresse, sabia? 
De acordo com a nutricionista Marcela Paranhos, tudo começa com uma mudança geral no estilo de vida. "Não adianta comer bem num dia e, no outro, não. A alimentação balanceada tem que ser constante para um resultado positivo", explica ela.

Veja aqui alguns alimentos ditados pela nutricionista e que são eficazes nessa tarefa:


 Chocolate: “O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar. Por isso, muitas mulheres quando estão no período da TPM, têm tanta vontade de comer o doce.O mais indicado é o chocolate amargo, 70% de cacau,é mais saudável. Além disso,uma boa notícia para os chocólatras é que um pedaço pequeno por dia da versão amarga pode ser consumido, desde que a dieta esteja em dia.”

Frutas: “Frutas em geral ajudam a combater o estresse. Entre elas, a mais indicada é a banana. Ela é fonte de vitamina B6, que ativa a serotonina, melhora os sintomas da TPM e também ajuda na insônia. Ainda aumenta o nível energético e combate estresse, 
depressão e úlcera.”


Azeite: “O azeite é considerado uma gordura de boa qualidade e auxilia na formação de células nervosas saudáveis, protegendo o sistema nervoso central. O sistema central é responsável pelas sensações de felicidade e bem-estar. Duas colheres de (sopa) extravirgem por dia podem trazer ótimos resultados para o humor.”


Peixes: “Salmão, atum, trutas e anchovas são ricos em ômega 3 e vitaminas do complexo B. O ômega 3 ajuda também na recaptação de serotonina, responsável pelo bem-estar. O alimento deve ser consumido, pelo menos uma vez, por semana.”


 Uvas: “As uvas também possuem um alto grau de resveratrol, poderoso antioxidante. Quanto mais avermelhadas melhor. Devem ser consumidas de 10 a 15 uvas por dia.”


 Frutas oleaginosas: “Entre as frutas oleaginosas, encontramos as castanhas do pará, nozes e amêndoas. Embora seja um grupo um pouco calórico(não se deve consumir em excesso), é um grupo saudável e pode ser consumido diariamente, desde que em pequenas porções. Ricas em selênio, mineral que estimula o cérebro, diminui o risco de depressão e de estresse. Entre as oleaginosas, a mais indicada é a castanha do Pará, que combate os radicais livres, protegendo os neurônios.”

 Grão de bico: “O feijão pode ser substituído pelo grão de bico. Da mesma forma que o feijão, ele faz parte do grupo de leguminosas ricos em vitaminas, fibras, minerais e vitaminas E e B. Outro detalhe fundamental é que o grão de bico possui um aminoácido chamado triptofano, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/alimentos-que-combatem-o-estresse/

Ótimas dicas para começar essa semana né?!
Beijos, sem estresse, Lib.

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário, eu adoro saber sua opinião! Beijos Lib.



LibPink. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.