06 de Janeiro: Dia de Reis.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

/
Não esqueça de participar do Sorteio - Mais informações no post do dia 05/01.


A data marca, para os católicos, o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente", os Reis Magos,
Belchior, Gaspar e Baltazar. 

Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios e retirados todos os enfeites natalinos, eu acabei de guardar os meus.

Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.


O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.


Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.


Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Não importa sua religião, o importante é ter o amor de Jesus no coração. Eu ainda aproveitei a idéia dos presentes para fazer as maquiagens... gostaram?

Beijos e até mais. Lib.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. nome:Carine z. Castro
    email:carinecastro23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Participando!

    Nome de seguidora: Monique
    E-mail: moniqueloirinha@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, eu adoro saber sua opinião! Beijos Lib.



LibPink. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.