Look do Dia: Diário de Viagem - Domingo de Sol em Pomerode-SC

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

/
Oláaa garotas lindas, como passaram de final de semana?

Num domingo desses, fui passear com minha família na cidade mais alemã do Brasil - Pomerode aqui em Santa Catarina. Aproveitei o dia lindo de sol, e fiz umas fotinhos, com um look super confortável para um passeio em família!


Pomerode é uma cidade com cerca de 28 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida pela forte tradição alemã,  belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha.

 

Calça jeans, sapatilha rosa, blusinha fresquinha e uma jaqueta pink se esfriar.


Maquiagem bem levinha, afinal, era de dia, num domingo de sol.


Olha minha mãe entrando na brincadeira das fotos...rs, lindaaaa!


Meu sobrinho lindo, adora bater fotos com a tia!

 

Essa brincadeira de vestir roupa típica alemã é fácil, basta conhecer um dos pórticos da cidade, além de uma lojinha linda no piso superior, você pode fazer essas fotos, muito divertido!


90% dos habitantes de Pomerode são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano (Pomerisch ou Pommersch Platt, em alemão). Ao lado do dialeto alemão, também conhecido como Hunsrückisch, o Pomerano é o falar germânico mais difundido entre a população teuto-brasileira.
Em 1 de setembro de 2010, o município instituiu a língua alemã como co-oficial secundária.


Por toda a cidade, há casas edificadas de acordo com a típica arquitetura germânica enxaimel, restaurantes de comida alemã e festas que celebram as tradições germânicas, cuidadosamente preservadas por seus habitantes.
Todo ano, no mês de janeiro, acontece a Festa Pomerana na cidade, uma festa conhecida por ser praticamente voltada a cultura alemã, muito parecida com a Oktoberfest. Há muitos aspectos da cultura local que acontecem nessas comemorações, como o ritual do casamento pomerano tradicional, comidas e bebidas típicas e muita música alemã. Na festa, há diversas competições entre os moradores, como o chope em metro, disputa de serrar madeira, tiro ao alvo, entre outros. Cada edição reúne cerca de 25 mil pessoas e dura quase 2 semanas.




 Foi um domingo muito gostoso.

Se você quer saber mais sobre Pomerode, acesse VempraPomerode você não vai se arrepender de conhecer essa cidadezinha linda, limpa, educada e simpática, com zoológico e muita gastronomia germânica deliciosa e chopp geladinho!

Beijos e ótima semana para todas vocês! Lib.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário, eu adoro saber sua opinião! Beijos Lib.



LibPink. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.