Novembro Azul

terça-feira, 17 de novembro de 2015

/
Uma matéria super interessante da Professora Rosi Feliciano do blog 
dieta.blog.br   que devemos cobrar o interesse e cuidados dos nossos familiares, pais, avós, maridos, etc...Confira:


Essa campanha tem como objetivo orientar a população masculina a cuidar melhor de sua saúde e ir ao médico com mais frequência. No ano passado, a campanha para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1300 ações em todo o território Brasileiro, com a distribuição de milhões de folhetos informativos em vários Estados e no Distrito Federal.

Neste ano centenas de ações estão programadas em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos de Saúde, palestras para conscientizar os funcionários nas empresas sobre a importância de se manter prevenido, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande movimentação do publico masculino, além da iluminação de vários monumentos públicos com a cor azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.

A campanha tem como objetivo fazer com que o homem preste mais atenção à sua saúde e tenha uma dieta saudável e por isso vários eventos e ações diversas foram criados para alertar esse publico.
O Comitê Científico da campanha cresce a cada ano e já conta com especialistas em áreas diversas além da oncologia e urologia, como fisioterapeutas, nutricionistas e sexólogos para atender todas as dúvidas.

Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, do tamanho de e forma semelhante a uma castanha e pesa cerca de 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

- Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para os tumores de pele, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada 6 homens, 1 é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 70 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 6 a 7 minutos.

- Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, então exames preventivos constantes são feitos para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal a doença. Os exames são feitos através da dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

- Fatores de Risco
O recomendado para os homens é procurar um urologista para realizar os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos. Indivíduos com histórico da doença na família, pessoas da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois o risco de desenvolver a doença é maior nesses casos.

- Prevenção
Quando diagnosticada no inicio as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
A prevenção é a melhor ação contra a doença, porem hábitos saudáveis, peso ideal e atividades físicas podem prevenir o câncer e melhorar a condição física para tratamento da doença, por isso uma dieta para perder peso rápido será necessária para a  maioria dos brasileiros.​


Super beijo pink no novembro azul da Lib.

Um comentário:

  1. Parabéns por incentivar a conscientização dos homens sobre o câncer, a campanha novembro azul é importante, pois ajuda a quebrar preconceitos e buscar a saúde. Vou compartilhar com certeza.
    #RosiFeliciano #Emagrecer #Emagrecercomsaúde

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, eu adoro saber sua opinião! Beijos Lib.



LibPink. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.